quarta-feira, 10 de julho de 2013

O DIA DA PIZZA

Hoje  é comemorado no Brasil o Dia da Pizza,.A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes. O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 no Brasil. Aqui em Garanhuns, temos algumas casas que servem a iguaria italiana, eu não sou muito fã da redonda, no entanto me rendo as  feitas da Due Fratelli, impossível não comer.  A pizzaria Due Fratelli recebeu o Prêmio Marcas que Garanhuns Ama da Revista Classe A em novembro de 2012.

No blog Social 1da jornalista Mirella Martins o importador Lecínio Dias nos dá dicas de como harmonizar vinhos com determinados sabores de pizza.

Margherita:
Por ser mais leve, com ingredientes simples, como mozzarella, tomate e manjericão, esta pizza combina com um tinto fresco e frutado, como o Chianti Ruffino (Itália) ou de tintos jovens, como o Rapariga da Quinta Escolha (Portugal).
Calabresa:
Para acompanhar o seu sabor forte e picante, o indicado é um tinto com uma certa intensidade, como o Vinha da Defesa, da Herdade do Esporão (Portugal) ou o Bons Ares Tinto, da Ramos Pinto (Portugal), que tem especiarias no sabor.
Romana:
Por causa do alici na receita, esta massa pede um branco com boa acidez e mineralidade, como o português Quinta dos Loridos Alvarinho (Portugal). Ainda cai bem com o Abadía de San Campio Albariño, da Terras Gauda (Espanha).
Napolitana:
Para esta receita tradicional, que leva mozzarella, anchovas e azeitonas, vai um tinto descomplicado, com taninos leves e boa acidez. A pedida pode ser o argentino Alta Vista Classic Malbec (Argentina) ou o JP Azeitão, da Bacalhôa (Portugal).
Quatro queijos:
Experimente um branco com boa acidez para encarar a gordura dos queijos, de preferência um Chardonnay. A sugestão é o Viña Mar Reserva (Chile) ou ainda o Alta Vista Premium (Argentina).
Frango com catupiry:
Pede um tinto da uva Merlot, que combina com o frango e tem equilíbrio para acompanhar o queijo. Vai bem com um León de Tarapacá (Chile) ou com um Viña Mar Reserva (Chile).
Mozzarella:
Um tinto jovem e igualmente simples, com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Uma boa sugestão é o Carlota Joaquina (Portugal) ou o Cosecha Tarapacá Carmenère (Chile).

Nenhum comentário:

Postar um comentário