terça-feira, 23 de julho de 2013

ABSURDO

Nosso Blog não poderia deixar de transcrever esse absurdo.

Banda incita violência sexual contra a mulher no FIG - Por Ágatha Salcedo

Bom... eu fiquei de fazer um texto sobre o que achei da fala de ortinho no fim do show da banda querosene jacaré (20/07), durante o festival de inverno de garanhuns. mas antes disso vou escrever umas coisinhas aqui. só pra não deixar a poeira baixar por completo:

realmente, a noite de sábado prometia. estávamos animadas para ver o show da banda querosene jacaré. descemos para o parque dos eucaliptos empolgadas. no meio do caminho, uma paradinha pra jantar, porque ninguém é de ferro. no meio do cachorro quente, uma de nós diz: eita! georgia!!! e eu digo que não tô ouvindo nada, que ela tá viajando... que marco polo não tá na programação. depois eu ouço e digo: porra!! vamos nessa!! tão tocando georgia mesmo!

agilizamos, pagamos e andamos rápido pro palco pop. nisso... georgia já era passado. vamos mais pra frente, pra ver melhor a banda. e no meio do caminho ouvimos quase isso:

só respeitem as mulheres grávidas (ou foi as mulheres casadas?). nas outras podem meter o dedo no parreco, que elas querem dar. podem meter o dedo, que todo mundo quer foder.

nós 3 paramos. olhamos uma pra cara das outras. perguntamos se ele (ortinho) tinha realmente dito aquilo. e sim, ele tinha dito.

agora eu digo: que porra essa? quem deu o direito a esse cara de pegar um microfone, fazer uso de fato de ser o centro das atenções, naquele momento... pra dizer que qualquer cara daqueles que estavam ali podia chegar perto de mim e meter a mão em mim? ou em qualquer mulher que estava ali?

repito: que porra é essa... se não incentivo à violência contra a mulher?

ah, por favor, sem conversinha de que foi força de expressão, de que só tava incentivando os caras a se chegarem nas garotas, ou que foi coisa de momento, doideira ... ou sei lá o q!

o que aconteceu foi mais um caso de machismo! de incentivo à violência! e isso não pode passar em branco. e eu realmente espero que não passe.

várias mulheres se sentiram incomodadas, vários caras também discordaram daquilo.

eu não sou anti-sexo, pudica, nem nada do tipo. defendo uma liberdade muito maior do que a que acredito que permeia a cabeça desse cara. especificamente no quesito liberdade sexual (uma... dentre tantas que compõem a liberdade pela qual me proponho a lutar): defendo que cada mulher deve ter liberdade de fazer sexo quando quiser e com quem quiser. e de não fazer, caso essa seja a vontade dela. aos outros cabe respeitar sua decisão.

um recado: sim é sim. não é não.

ouça minha resposta. respeite minha decisão. não meta seus dedos, mãos ou qualquer membro como se estivesse em frente a uma boneca inflável.

assim como qualquer um, mulheres gostam de sair pra se divertir, às vezes saem pra dançar, às vezes saem pra paquerar, às vezes só pra ficar de boa, escutando uma banda que gosta. e sim, mulheres fazem sexo.... e gostam de fazer. só que isso não quer dizer que ela fará com vc.

acredito que não deve ser tão difícil de assimilar isso, né?

repetindo, repetindo... até todxs ouvirem: a violência contra a mulher deve ser combatida... e seu incentivo também. o que ortinho fez nesse último sábado é algo inadmissível.

pra finalizar: "artistas" como esse, ou que tenham posicionamentos semelhantes, não podem encontrar espaço para incentivar a violência contra a mulher ou qualquer outro tipo de violência ou opressão. e o dinheiro público (sim, pq o festival é financiado pelo governo e pela prefeitura) não deve ser utilizado para esse tipo de coisa. o festival de inverno é um momento excelente, que nos proporciona contato com o trabalho de diversos artistas já consagrados... e também serve de janela pros que estão chegando. atitudes como a de ortinho não combinam nem com o FIG nem com o mundo pelo qual tantas pessoas lutam. o machismo não deve caber em lugar algum!

o machismo não deve ser incentivado, ele deve ser combatido!

Ágatha Salcedo -
Estudante de Mestrado em Estudos Literários em UFAL

https://www.facebook.com/agatha.salcedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário