sexta-feira, 19 de julho de 2013

FIG ABRE OFICIALMENTE

Matéria publicada no site oficial do FIG e transcrita nesse BLOG

Governador homenageia cultura pernambucana
Por Ana Elisa Freire
“Hoje é dia de homenagear o povo pernambucano”. Foi com clima de descontração que o governador 
A cerimônia, que teve a presença da primeira-dama do estado, Renata Campos, do secretário de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e também do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, homenageou a arquiteta Janete Costa (em memória), o cordelista e mestre de reisado, Luiz Gonzaga e o mestre de reisado, Benoni. Os dois mestres, ao final da cerimônia, se apresentaram junto com os seus reisados para o público presente.
Em seu discurso, o governador falou sobre o trabalho realizado pela arquiteta Janete Costa, representada por sua filha Roberta Borsoi, na difusão da cultura popular. “Ela é uma pessoa muito importante para Pernambuco, que abriu as portas da arte do povo, levando-a para os grandes salões do Brasil e do mundo”, enfatizou o governador. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, por sua vez, destacou a naturalidade da arquiteta, que é garanhuense. “É importante reconhecer a importância de Janete Costa como patrimônio de Garanhuns, representando a nossa cultura mundo a fora.”
Também homenageado na cerimônia, o cordelista e mestre de reisado, Luiz Gonzaga, se sentiu muito honrado com o convite. “Nunca pensei que fosse ser homenageado por conta do meu trabalho como cordelista, é emocionante.” Já o mestre Benoni, do reisado “Os três reis do Oriente” que completa 100 anos em 2013, agradeceu o apoio do secretário de cultura, Fernando Duarte, e do governador Eduardo Campos.

Duarte enalteceu o trabalho dos mestres de reisado e a importância que essas tradições tem para o FIG: “São essas pessoas e o seu trabalho que fazem deste festival um momento tão especial ao unir o contemporâneo com as nossas raízes culturais.”
O governador Eduardo Campos também elogiou a cidade de Garanhuns, seu charme especial, o povo receptivo e ainda fez um desejo: “Meu sonho é conseguir um dia aproveitar os 10 dias do Festival de Inverno de Garanhuns!”.
Também estiveram presentes na cerimônia, a secretária de cultura do Recife, Lêda Alves, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Geovaldo Gomes, o Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Romário Dias, o secretário de educação do Estado, Ricardo Dantas, o de Saúde, Antônio Carlos Figueira e o senador Rodrigo Rolemberg.
O Festival de Inverno de Garanhuns teve início nesta quinta-feira, 18, com shows no Palco Guadalajara e vai até o dia 27 de julho com extensa programação de música, cinema, teatro, dança, literatura, além de oficinas e artesanato.
Turistas estrangeiros receberão tratamento especial do FIG - O Governador Eduardo Campos também apresentou um grupo de alunos, estudantes da Escola de Referência do Ensino Médio de Garanhuns, que serão voluntários durante os dias do festival, prestando serviço de informação aos turistas que vierem à cidade, nos idiomas português e inglês. Os nove alunos participantes do projeto passaram seis meses estudando inglês no exterior através do programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, e agora voltam à sua cidade para mostrar o que aprenderam durante o intercâmbio.


Um comentário:

  1. É ANGUSTIANTE E PORQUE NÃO DIZER, ENTRISTECEDOR, QUANDO O VAIDOSO E BAIRRISTA GARANHUENSE, DEPARA-SE COM COMENTÁRIOS NEGATIVOS(EM VÁRIOS BLOGS DA CIDADE) MALTRATANDO O NOSSO QUERIDO PARQUE PAU-POMBO POR ATITUDES ALHEIAS À NOSSA VONTADE OU ACARRETADAS POR OUTREM. QUASE SEMPRE, TOMADAS POR PESSOAS QUE COM CERTEZA NÃO PENSA GARANHUNS E NÃO TÁ NEM AÍ PARA QUEM VEM NOS VISITAR NESSES PRECIOSOS DEZ DIAS DE FESTIVAL, LAMENTÁVEL. EM PARTE, MESMO ESTANDO COM A NOSSA AUTOESTIMA FERIDA POR TAIS COMENTÁRIOS, HÁ DE SE CONVIR OU SE REPENSAR NUMA POLÍTICA AGREGADORA, SATISFATÓRIA E DE UM MAIOR RESPEITO AOS TURISTAS. É UM CASO A PENSAR E, SE POSSÍVEL, COM UMA CERTA URGÊNCIA... PORÉM, É PRECISO DIZER, TAMBÉM, QUE, NEM SÓ DO NEGATIVISMO VIVE AQUELE PARQUE. POIS BEM, DAQUI, CONCLAMAMOS A TODAS AS TURISTAS QUE SE FAZEM PRESENTES NO FIG, QUE CONHEÇAM E FAÇAM USO DO SANITÁRIO FEMININO MAIS HIGIENIZADO DO NOSSO FESTIVAL. DÁ-SE PARA PENTEAR OS CABELOS EM SEU PISO OU RETOCAR A MAQUIAGEM PELO SEU BRILHO. E SABE QUEM O LIMPOU E DEU ESSE GRAU?!?!?! QUEM DEU CABO DA VASSOURA, BALDE, SABÃO E DO SHAMPOO, PARA DEIXAR CHEIROSO E ACONCHEGANTE?!?!?! UMA CONHECIDA EMPRESÁRIA... ISSO MESMO!!! NADA MAIS, NADA MENOS, DO QUE A PRIMEIRA DAMA DO MUNICÍPIO, DONA SOCORRO RÉGIS. ELA MESMA, DE CARNE E OSSO, DEU DE GARRA DOS APETRECHOS E JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE BOTARAM À MÃO NA MASSA E FIZERAM UMA FAXINA GERAL NO SANITÁRIO FEMININO DO PARQUE RUBER VAN DER LINDEN.


    P.S. : - Humildade é bom e todo garanhuense gosta e agradece atitude como essa que tem uma abrangência significativa mesmo em se tratando de um simples lavar de banheiro, mas, acima de tudo, de um respeito exemplar as mulheres que fazem uso daquele sanitário público. As turistas, penhoradamente, também agradecem tamanha magnitude da primeira dama do município...

    PS2. : - Será que caíram as mãos da mulher do prefeito por ter executado esse serviço em prol do bem estar da nossa turista?!?!?!

    Altamir Pinheiro - Garanhuns - PE.

    ResponderExcluir