terça-feira, 16 de julho de 2013

MEMÓRIA E VERDADE

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, participou de um ato na última segunda-feira (15), na sede provisória do Governo do Estado, Centro de Convenções, que comemorou um ano dos trabalhos realizados pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. A solenidade foi presidida pelo governador Eduardo Campos.
O evento teve por objetivo apresentar um relatório com os resultados alcançados neste primeiro ano de trabalho. Fernando Coelho, coordenador da comissão fez uma pequena explanação do que está contido no documento. O balanço feito pela Comissão da Verdade consta 51 casos de mortes e desaparecidos investigados; 26 audiências; 43 depoimentos colhidos; e 18.839 páginas de documentos digitalizadas. Também será lançado o primeiro volume do Caderno Periódico da Memória e Verdade. A publicação está dividida em quatro partes e reúne os discursos da posse, textos legais que regem a instituição e a apresentação dos membros comissionados e assessores que compõem a equipe.
Para Laura, esse é um momento de grande importância para Pernambuco. “A comissão tem a missão de tornar público as graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre os anos de 1946 e 1988 por questão política. Hoje, poder mostrarmos esse relatório elaborado por esta comissão para a sociedade pernambucana, assegura o direito à memória e a verdade histórica ocorrida no estado e no país”, declarou.

Durante a solenidade, também foi apresentada a campanha publicitária que vai atuar na conscientização e sensibilização da sociedade civil no que diz respeito ao momento político da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário