sexta-feira, 28 de junho de 2013

AFASTANDO O MOSTRO

Dado continuidade a uma serie de reportagens escritas por especialistas que nós dão dicas de como devemos agir para transformar nossos dias em momentos de muito prazer e vontade de viver, hoje abordo um tema que é de suma importância na vida de nós mulheres que já passamos ou estamos chegado aos 50 anos.

Menopausa é o período de transição na vida da mulher, é o tempo em que nossas atividades reprodutivas param. Esse é um período relativamente longo, já que costuma começar 6 anos antes da última menstruação e terminar só 6 anos depois que acontecer a mesma.
Durante esse tempo, nossa atividade glandular enfraquece e nosso corpo entra em um período de repouso biológico. Tudo isso acontece normalmente entre os 43 aos 55 anos. Nessa fase nosso organismo está se adaptando à sua nova condição, com significativos ajustes fisiológicos e hormonais acontecendo ao longo desses 12 anos.
Antigamente as mulheres lidavam com muito mais leveza, digamos assim, com esse período, mas atualmente o que deveria ser natural tem gerado uma crise psicológica, sem tamanho na vida da mulher. Nossa sociedade hoje é baseada em valores como ter um corpo sarado, uma pele lisinha, por isso envelhecer tem se tornado um tabu, provocando uma negação consciente ou inconsciente desse novo ciclo na vida da mulher. Isso acaba gerando um estado de medo, frustração, conflitos, traumas, perdas e desilusões no emocional e no afetivo da mulher, deixando sua estrutura debilitada e causando danos irreversíveis em sua vida emocional e até física.
A mudança de hábitos alimentares, uma rotina de exercícios físicos, e uma vida mais voltada para a meditação deveria assumir a prioridade na agenda de toda mulher que está entrando na menopausa. Manter uma alimentação adequada, praticar regularmente exercícios físicos e usar a meditação e o relaxamento para minimizar e até zerar os desconfortos causados pela chegada da menopausa é a melhor pedida.
Existe hoje uma corrente muito forte contra a reposição hormonal, que já há alguns anos é tida como a principal causadora de câncer de mama e ovário. Mas é sempre bom seguir uma orientação do seu médico, e decidir em conjunto o que é melhor em cada caso.
Atualmente existem também os fitoterápicos, como a soja e seus derivados, o ginseng, o aipo, a erva-doce, as amêndoas, os brotos de feijão, o chá da folha de amora, inhame, todos eles e vários outros alimentos que ajudam na reposição hormonal substituindo os hormônios sintéticos caso seja essa a escolha feita pela mulher.
Também alimentos como as frutas vermelhas, folhas, legumes, com uma redução drástica do consumo de carne, café, cigarro, álcool ,açúcar, ajuda e muito a manter os efeitos adversos dessa fase bem longe.
Assim como atividades físicas regulares, ao menos 4 vezes por semana, e relaxamento diário, para dissipar a tensão, como: yoga, massagens e exercícios respiratórios.
Tudo isso significa que a mulher não precisa mais ficar preocupada com o início da menopausa, ou em passar por essa fase, porque já vai longe o tempo em que menopausa significava o fim de uma vida ativa. Muito pelo contrário, hoje a menopausa é uma fase em que a mulher se sente mais livre e mais solta, já que não existe mais a preocupação em engravidar, ou os dias de menstruação, o que acaba dando uma liberdade muito maior para uma vida sexual plena e ativa.
Muitas mulheres se queixam de ressecamento vaginal, ondas de calor, pele mais ressecada e flácida, o que é natural se entendermos que a nossa “fábrica” de hormônios está definitivamente fechada. Mas tudo isso pode e deve ser minimizado com uma vida mais regrada, as mudanças de hábitos que citamos acima e com muita vontade de continuar a viver e ser feliz, e aproveitar plenamente cada minuto de uma fase onde toda mulher se sente mais inteira, mais senhora da situação como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário